Friday 17 July 2009



Thanks God it's Friday =)

Engraçado como religião e paganismo se misturam sem que muita gente perceba, pois hoje em dia todo Americano ou Inglês bufa pelas ruas logo pela manhã "Thanks God, it's FRIDAY !" seja ele cristão, ateu ou torcedor do corinthians.

A explicação pode ser um tanto complicada, visto que Friday vem da palavra antiga inglesa "frigedæg", que significa dia de Frige a forma Anglo-Saxonica de Frigg, uma tradução Alemã do Latin "dies Veneris" = dia de Vênus.

O que poucos sabem é que nos tempos antigos, numa era bem distante, os pagães determinavam cada dia da semana pelo culto à um Deus, que hoje conhecemos como os Astros, Lua, Sol, Marte, Vênus e por aí adiante, com a criação do calendário da forma como conhecemos hoje pelos Romanos, tivemos a adaptação e tradução pra muitas línguas, fundindo assim religiões, cultos pagães e criando um monte de gente que não vê a hora da Sexta-feira chegar.

Como ninguém é de ferro, fui ao cinema depois da labuta e apesar do meu constrangimento em convidar amigas ou amigos pra ir ver o novo Harry Potter, surpresa foi a minha ao chegar e encontrar uma fila gigante na porta do cinema, detalhe: de ADULTOS !! Parei por algum instante e percebi que havia lido a primeira edição do Harry Potter à 10 anos atrás, e assim como os atores do filme cresceram, tanto eu como todo mundo também, independente da idade que temos hoje, muitos que leram anos atrás a história do bruxinho, querem ver suas mirabolantes criações mentais se tornarem carne e osso na telona, incrível mesmo é saber o final da trama e continuar batendo cartão à cada estréia, coisas do ser humano.

Enquanto esperava a hora de entrar na sessão, passei pela livraria mais próxima, meu paraíso estava em liquidação, achei um livro de receitas italiano só de macarrão, um livro gigante sobre a vida e arte de Michelângelo e um sobre personagens considerados heróis pela humanidade, pessoas de carne e osso que desde a antiguidade vem inspirando muita gente com seus feitos e glórias. Minha biblioteca por aqui tem aumentado exponencialmente, ao mesmo tempo que olho minhas prateleiras com orgulho, me dói saber que vai ser um sufoco levar tudo isso pra casa (verdadeira casa, Brasil..).

Hoje durante o dia, em meu break-time, estava eu sentado na sala de espera do hospital lendo Charles Dickens (resolvi atacar de clássicos da literatura inglesa, nada fácil diga-se de passagem) quando um senhor me abordou, sutilmente puxou conversa, vendo meu capacete do lado perguntou que moto era a minha, disse-lhe que era uma Honda econômica e sem adrenalina, então ele abriu um sorriso de poucos dentes, contou-me em meia hora um resumo de seus 82 anos, disse também que até hoje pilota sua moto, uma Triumph de 900 cilindradas comprada zero KM em 1957, porém com supervisão de seu filho de 41 anos que não o permite ultrapassar os limites de velocidade.

Teimoso como uma criança, confidenciou que uma vez na estrada, difícil para seu filho é segurá-lo em rédeas curtas, é o momento dele, a prova de que com espírito jovem e rebelde latente se vai ao longe e em duas rodas. Quando comprei o livro sobre os heróis da humanidade, pensei nesse senhor, que virou naquele momento de minha tarde monótona meu herói particular, alguém que com 82 anos continua audaz, vivenciando cada segundo da mesma forma que fazia à 40-50 anos atrás, inspirando pessoas e mostrando que com força de vontade tudo se pode.

Pobre Cazuza que perdeu seus heróis quando morreram de overdose...

1 comment:

  1. Cris,
    Justamente na sexta eu tava comentando com uma amiga que eu iria pedir uma criança emprestada para ir ver Harry Potter. Já vi que não precisraei da estratégia. rs

    ReplyDelete