Tuesday 22 March 2011

Dicas de viagem do século 17

*1. Faça das viagens uma parte da educação de sua vida;
Viajar, quando se é jovem, faz parte da educação, nos mais velhos, parte da experiência. Ele que viaja para o interior, está frequentando uma escola, antes mesmo de aprender sua língua, e não indo viajar;

2. Mantenha um diário, seja no mar ou por terra;
É estranha essa coisa, das viagens por mar, onde não se tem nada para ver à não ser céu e mar, o homem deve fazer diários; mas viajando por terra, onde existe tanto pra ser observado, a maior parte ele omite, como se as oportunidades para vivenciar o momento sejam melhores que anotar as observações, sendo assim, traga sempre um diário e deixe que tudo seja registrado;

3. Vá em busca de visões interessantes, como:
- Cortes dos Príncipes (especialmente quando ele dão audiência à embaixadores)
- Cortes de Justiça (enquanto eles se sentam e ouvem as causas)
- Igrejas e monastérios (com seus monumentos e obras espetaculares)
- Muros e fortificações das cidades e vilarejos
- Portos, antiguidades e ruínas
- Tesouros, jóias da coroa, robes, gabinetes e raridades
- Navios e embarcações
- Casas e seus jardins, próximas das cidades grandes
- Armamentos, arsenais, armaduras, galerias e galpões

4. Vá em busca de atividades interessantes, como:
- Exercícios de cavalaria, esgrima, treinamento de soldados
- Comédias, como as de anfiteatros a céu aberto
- Livrarias, colégios, disputas e palestras
- Baile de máscaras, banquetes, casamentos, funerais, execuções capitais como enforcamento público e decapitações em praça pública
- Prisões

5. Faça uso de guias de viagem e recursos locais
Deixe o levar consigo livros que descrevem o interior por onde viaja, os quais serão peça importante para suas perguntas e dúvidas. Deixe o também, conforme avança de um lugar para o outro, procurar recomendações com pessoas de qualidade que residem nos lugares por onde passa, que ele use de favores para se mostrar coisas que deseja ver e conhecer ao longo de sua estrada.

6. Procure por experiências variadas, mesmo que esteja num só lugar;
Não o deixe ficar por muito tempo numa só cidade ou vilarejo, mais ou menos o tempo que o lugar merece, mas não muito. Quando estiver numa cidade ou vilarejo, deixe-o se acomodar por alguns dias numa parte da cidade e mais outros em uma acomodação num outro lugar próximo à saída da cidade, só assim o viajante terá conhecido de forma espetacular o lugar e seu povo.

7. Procure por companhia que irá te desafiar;
Sequestre a si mesmo retirando-se da companhia de seus vizinhos, busque por dietas dos diferentes lugares em que passares onde exista boas nações. Cruze também as pontes do capitalismo e seus lucros. Busque conhecer e ser apresentado enquanto viaja para aqueles que podem de certa forma ajudar em seus custos, como secretários e funcionários de embaixadores, pessoas proeminentes e de nomes respeitados pela nação, daqueles que poderão te explicar como é a vida em um nível diferente do qual se vive.

8. Procure evitar viajar com pessoas que causam encrencas;
Para as brigas e encrencas, precisa ser tomadas com cuidado e discrição, geralmente se acontece com amantes, por dinheiro e palavras embriagadas, tome cuidado ao manter companhia com gente colérica e de temperamento, pois esses irão te trazer para dentro de seus problemas.

9. Quando voltar para casa, mantenha suas viagens vivas com um exercício intelectual;
Quando um viajante retorna à sua casa, ele não deve deixar os lugares pelos quais viajou para trás, mas sim manter contato por correspondência com aqueles que conheceu, aqueles que mais vale a pena, e deixe sua viagem aparecer mais em seu discurso do que em seus gestos.

10. Não se gabe de suas experiências de viagem ao retornar para casa;
Em seu discurso, deixe-o contar suas histórias ao invés de perguntar-lhe sobre tudo, deixe-o mostrar de que não mudou seus modos e os trocou pelos modos estrangeiros, tente absorver dele aquilo que ele tenta ensinar que veio aprendendo durante seu caminho nos países e lugares por onde passou.

Sir Francis Bacon   (22 January 1561 – 9 April 1626)
* tradução livre

1 comment:

  1. Chris, postagem muuuuito boa. Esqueci de comentar o quanto gostei do template. Eu nunca me canso de saber das suas viagens!

    ReplyDelete