Wednesday 8 September 2010

Dubai

País: Emirados Arábes Unidos
Emirado: Dubai
Incorporado (cidade): 9 Junho 1833
Independente do Reino Unido: 2/12/71
População: 2,262,000
Area 4.114 km² 
Moeda: UAE Dirham
PIB: US$37 Bilhões 
Renda per capita: US$44 mil/ano
"Produz de 50,000 à 70,000 barris de óleo por dia"

Com esses dados em mente, não era para eu ter me impressionado ao chegar nesse lugar quente, seco, diferente e rico.

Claro que ao chegar num oásis no deserto é de se esperar temperatura de 35 graus às 6 da manhã, mas já fiquei confuso ao iniciar o vôo com a Emirates onde a classe econômica era mais parecida com a executiva, tvs individuais, todos os filmes que estão no cinema disponíveis, serviço de bordo indescritível (até a comida foi boa! Carneiro ao molho com arroz ao curry e vinho selecionado!).

Surpresa a minha também foi ver no sistema de tv a possibilidade de assistir por uma câmera instalada no bico do avião a decolagem em tempo real, a mesma imagem que o piloto tem, e depois de decolar existe outra embaixo na aeronave que nos permite ver os países pelos quais sobrevoamos, imagina só ter visto Romênia, Turquia e Iraque ?

Enfim, no aeroporto de Dubai vi o que é luxo, cascatas em todo lugar, arquitetura que nem se compara, lojas vendendo ouro e diamantes como se fosse atacado de 1.99 reais !! Vi carros caríssimos sendo descarregados dos aviões e árabes endinheirados passando por todo lado.

Se não fosse tão quente e seco eu até pensaria em morar, mesmo o cafezinho expresso custando 30 euros ;-)

2 comments:

  1. Obrigada pelo seu comentário no meu blog!
    Eu fiquei extremamente tocada por suas palavras (ao menos quando consegui entendê-las, rs).
    Adoro você, seus textos e, sobretudo, adoro a sua cultura.

    ReplyDelete
  2. Eu estaria perdida com cafezinho custando isso tudo! rsrsrs Sou viciada!
    Muito legal, Cris, poder entender um pouco mais da cultura árabe por quem já esteve lá.
    Congrats!

    xoxo,
    Leti

    ReplyDelete